segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Preciso ser teólogo para entender a Palavra de Deus?




Certa vez, estava conversando com uma pessoa que recentemente ingressou numa faculdade de teologia pertencente a um ministério que tenho por sadio. Ele já cuida de igreja há alguns anos. Em dado momento da conversa, eu afirmei que fazer faculdade de teologia é bom, mas não é fundamental para qualificar alguém a ter entendimento da palavra de Deus e capacidade de ensiná-la e que qualquer cristão sincero pode entender e ensinar a palavra de Deus. Quando eu disse isso, ele me disse o seguinte: “É preciso ser teólogo para ter a capacidade de ensinar a palavra de Deus.” Meus irmãos isso pode ter lógica no sistema mundano, onde, por exemplo, um licenciado em matemática pode ensinar matemática, português não, mas não no espiritual, e se é pra usar a lógica, usemos a espiritual.

Primeiramente, se alguém só for capaz de entender a bíblia se fizer faculdade de teologia, então quem quer que seja, sem curso teológico, será, de igual modo, incapaz de ser salvo, pois textos bíblicos como o de Rm 10:13-17, afirmam que se é SALVO seguindo esta sequência de ações: “INVOCAR o nome do Senhor, mas não podemos invocar aquele em quem não cremos, então temos de CRER, porém não podemos crer em alguém de quem não OUVIMOS, temos de OUVIR, porém não ouviremos se alguém não nos PREGAR SIC(ou não aprenderemos algo acerca de alguém se não estudarmos a esse respeito). Ora, se para sermos salvos precisamos conhecer a cerca de alguém, e esse alguém é Cristo, como quem não faz faculdade de teologia pode se salvar então, se só estudando teologia entende-se a respeito dos Ensinos de Cristo? E se somos capaz de entender, sem formação na área teológica, acerca do Senhor Jesus o suficiente para sermos salvos, não seremos, logo, capazes de repassar esse entendimento que nos levou à salvação a outros, para que possam ser igualmente salvos? 

Outra coisa a ser levada em consideração é a santidade, pois na epístola aos Hebreus no capítulo 12 e versículo 14 diz: “Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o SENHOR. (KJA)” Santidade é o ato de separar-se para Deus, desviar-se de práticas contrárias à vontade de Deus. Vontade essa descrita nas Sagradas Escrituras; logo, como seremos SANTO (exigência para se ver Deus) se não conhecermos as Sagradas Escrituras. Deus faria com que algo fundamental para a vida cristã como a santificação estivesse apenas ao alcance dos teólogos, dando apenas a eles a capacidade de entender e ensinar acerca da santificação?

Por fim, que não saiam de nossos corações, por causa de pretensos donos da Verdade, as palavras do Mestre quando diz: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar tudo quanto eu vos tenho dito” (Jo 14:26).  E lembremo-nos as palavras do apóstolo Paulo que disse: ”Caros irmãos, quero que saibais que o Evangelho por mim ensinado não é de origem humana. Porquanto, não o recebi de pessoa alguma nem me foi doutrinado (ensinado); ao contrário, eu o recebi diretamente de Jesus Cristo por revelação” (Gl 1:11,12).

CONCLUSÃO

Gostaria de deixar claro que não estou diminuindo a importância de estudar teologia, estou apenas querendo mostrar que os teólogos (nem todos fazem isto) não devem valorizar a teologia, depreciando os que não são teólogos, porém foram chamados por Deus para pregar o evangelho. Analisemos o que está escrito em Atos dos Apóstolos 4:13, que diz: “Observando a coragem de Pedro e João, e tendo notado que eram homens simples e iletrados, ficaram perplexos e reconheceram que eles haviam convivido com Jesus” (KJA). Comparando com os teólogos da época, Pedro e João eram analfabetos (gr. Agrammatos) e leigos (gr. Idiotai) nem por isso deixaram de causar admiração pela coragem, poder, eloquência e sabedoria que demonstravam, tudo isso possível porque conviveram com Jesus. Não desista de ser ministro do evangelho por te terem dito que você só pode pregar se tiver teologia, já que em muitas igrejas pode-se até ser cheio do Espírito Santo, mas se não for teólogo e não cobrar pra pregar, é dispensado. Pregue o evangelho, o fato de alguém não ser formado em teologia não a classifica automaticamente como herege. E se falarmos de heresia, observemos se a maioria dos que, com heresias, conseguem influenciar multidões para o erro são leigos, ou antes, não são teólogos. A igreja de Cristo precisa ser ensinada pelo Espírito Santo, quer você seja teólogo ou não. Aprendamos com o Senhor e estaremos aptos a ensinar a palavra de Deus. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de TODO aquele que nele crer. Medite na palavra. Não sabe ler? “...quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”     

Nenhum comentário:

Postar um comentário